Para se aquecer do frio e recordar das festas juninas, dá só uma olhada no Cardápio da Quarentena de hoje!
Você piscou e já estamos no meio do ano e da semana também! Para quem está trabalhando, estudando e com obrigações em casa, a quarta-feira já dá aquela animadinha porque logo podemos avistar o fim de semana.
E, como sempre, o Cardápio da Quarentena está aqui para te ajudar com ideias para suas refeições diárias. No café da manhã, com gosto de comida mineira, temos um rocambole de amendoim que é sen-sa-cio-nal. Para o lanche da tarde, esquentando o friozinho de junho e lembrando das festas juninas, aprenda a fazer um curau de milho com canela.
O almoço e jantar, para quem já está acostumado, segue as opções do Cardápio da Semana com ingredientes mais em conta ou que são fáceis de serem encontrados nos supermercados. Portanto, temos uma torta de ervilha e bacon e uma sopa de ervilha no pão italiano.
Tempo: 1h10
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil
Na batedeira, bata os ovos com 1 xícara (chá) do açúcar até obter um creme. Junte a farinha, o achocolatado, o fermento em pó e misture com uma colher.
Coloque em uma fôrma de 30cm x 22cm untada e forrada com papel-manteiga untado. Leve ao forno médio, preaquecido, por 20 minutos. Deixe amornar, desenforme sobre um pano úmido, retire o papel e enrole. Deixe esfriar.
Para o recheio, em uma panela, em fogo médio, cozinhe o açúcar restante com a água até obter um caramelo dourado.
Junte o amendoim, o creme de leite e cozinhe, mexendo até a desgrudar do fundo da panela. Desenrole a massa, espalhe o recheio frio e enrole novamente. Polvilhe com chocolate em pó e canela. Sirva.
Tempo: 1h10
Rendimento: 12
Dificuldade: fácil
Em uma frigideira, frite o bacon na própria gordura até dourar levemente e escorra sobre papel-toalha. Bata no liquidificador o leite, o óleo, 1 lata de ervilha, a farinha, os ovos, metade do parmesão e o sal. Adicione o fermento e a outra lata de ervilha e misture com uma colher. Despeje em uma fôrma de 20cm de diâmetro untada e enfarinhada. Espalhe o bacon e o parmesão restante e leve ao forno médio, preaquecido, por 40 minutos ou até que ao enfiar um palito no centro, ele saia limpo. Deixe esfriar, corte e sirva. Se desejar, decore com folhas de manjericão.
Tempo: 40min (+2h de geladeira)
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil
Com uma faca afiada, retire os grãos da espiga. Depois, bata no liquidificador o milho com o leite e o leite de coco até ficar homogêneo.
Passe a mistura por uma peneira e transfira para uma panela. Adicione a maisena, o leite condensado, a manteiga e misture. Leve ao fogo médio e fique mexendo sempre, até engrossar.
Distribua o seu curau de milho em refratários individuais, deixe amornar e leve à geladeira por 2 horas ou até firmar. Retire, desenforme e polvilhe com canela em pó para dar o toque final. Pronto, é só servir!
Tempo: 1h10 (+4h de molho)
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil
Corte uma tampa dos pães italianos e retire o miolo com uma colher. Reserve. Em uma tigela, coloque a ervilha, cubra com água e deixe de molho por 4 horas. Escorra e despeje em uma panela de pressão. Junte a água, o louro, o caldo de legumes e cozinhe por 25 minutos, em fogo baixo, após iniciada a pressão. Desligue, deixe a pressão sair naturalmente e abra a panela. Deixe esfriar e bata metade da ervilha no liquidificador até formar um creme. Reserve. Aqueça uma panela com o azeite, em fogo médio, e frite a calabresa até dourar. Retire um pouco para decorar. Adicione a cebola, o alho e frite por mais 3 minutos. Junte a ervilha batida, a ervilha sem bater, sal, noz-moscada e cozinhe até levantar fervura. Despeje nos pães italianos, decore com a calabresa reservada, polvilhe com cheiro-verde e sirva.
Que receita você gostaria de ver no nosso Cardápio da Quarentena? Conte para gente nos comentários!