São Paulo se prepara para comemorar seu 466º aniversário neste sábado (25.01). Serão muitas programações gratuitas para os paulistanos curtirem a cidade e aproveitarem ao máximo a cidade amada. E como não poderia ser diferente, nós do Guia da Cozinha selecionamos 9 receitas paulistanas para comemorar essa data tão especial que agitará a cidade neste fim de semana.
1. Coxinha de frango tradicional

Para começar com as receitas paulistanas, nada melhor que a coxinha, que é marca registrada da cidade – quem nunca foi ao Veloso, pertinho do metrô Ana Rosa, comer uma coxinha de fim de semana? Mas, para ser um paulistano ainda mais completo, que tal aprender a fazer o salgadinho tradicional da cidade?
Tempo: 2h
Rendimento: 50 unidades
Dificuldade: fácil
Ingredientes da coxinha de frango tradicional
- 4 xícaras (chá) de leite
- 1 xícara (chá) de água
- 1 envelope de tempero em pó para aves
- 5 colheres (sopa) de manteiga
- 5 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 3 colheres (sopa) de água para empanar
- 2 ovos para empanar
- 2 xícaras (chá) de farinha de rosca para empanar
- Óleo para fritar
Recheio
- 3 colheres (sopa) de óleo
- 1 cebola picada
- 1 envelope de tempero em pó para aves
- 1 colher (sopa) de ketchup
- 4 xícaras (chá) de peito de frango cozido e desfiado
- 2 tomates picados
- 1/3 de xícara (chá) de cheiro-verde picado
- Sal a gosto
Modo de preparo
Em uma panela grande, em fogo médio, aqueça o leite, a água, o tempero em pó e a manteiga. Cozinhe por 5 minutos ou até que comece a ferver. Adicione a farinha de trigo de uma só vez e mexa com uma colher de pau até soltar do fundo da panela. Coloque sobre uma superfície lisa e espere esfriar.
Para o recheio, aqueça uma panela com o óleo, em fogo médio, e refogue a cebola por 3 minutos. Acrescente o tempero, o ketchup, o frango, o tomate e refogue por 3 minutos. Desligue, junte o cheiro-verde, tempere com sal e misture.
Abra porções da massa fria nas mãos, coloque um pouco do recheio e feche, modelando as coxinhas. Passe as coxinhas pela mistura de água com ovo e depois pela farinha de rosca. Frite, aos poucos, em óleo quente até dourarem. Escorra sobre papel-toalha e sirva.
2. Cuscuz paulista
Como o próprio nome já diz, o cuscuz paulista é uma das receitas paulistanas mais famosas. Tudo bem, é certo que ele não é só da cidade, mas como estamos falando da capital, é claro que ele marca muita presença por aqui, não é? E pode marcar presença inclusive no seu prato, já que estamos garantindo a receita de bandeja por aqui.
Tempo: 40min
Rendimento: 30
Dificuldade: fácil
Ingredientes do Cuscuz paulista
- 1 litro de água
- 4 cubos de caldo de galinha
- 1/2 xícara (chá) de óleo
- 1 xícara (chá) de cebola picada
- 1 pimenta dedo-de-moça picada
- 2 xícaras (chá) de tomate sem pele e sem sementes picado
- 2 colheres (sopa) de extrato de tomate
- 1 tomate em rodelas
- 2 latas pequenas de sardinha (250g)
- 4 ovos cozidos em rodelas
- 1/2 xícara (chá) de azeitonas verdes picadas
- 1 lata de ervilha escorrida
- 1 pimentão verde picado
- 4 xícaras (chá) de farinha de milho
Modo de preparo do Cuscuz paulista
Em uma panela grande, em fogo médio, ferva a água com o caldo de galinha e reserve. Em outra panela grande, esquente o óleo, em fogo médio e refogue a cebola e a pimenta. Adicione o tomate e o extrato de tomate e frite por 3 minutos. Adicione a água com o caldo de galinha e ferva por 15 minutos.
Em forminhas pequenas de empada, untadas, decore o fundo com tomate, sardinha, ovo cozido, azeitona e ervilha. Com o que restou da decoração, pique e coloque na panela junto com o pimentão e ferva por mais 2 minutos. Prove para acertar o sal e desligue.
Aos poucos, vá colocando a farinha e mexendo com uma colher de pau. Arrume essa massa nas forminhas e cubra com um pano úmido. Aperte delicadamente e espere esfriar para tirar da forma. Pode ser feito de um dia para o outro e guardado na geladeira. Desenforme, sirva acompanhado de salada de folhas.
3. Virado à paulista

Mais paulista que isso impossível! O Virado à Paulista é um prato típico do estado, mas também se encaixa entre as receitas paulistanas. Ele tanto é um dos pratos mais famosos por aqui que foi tombado como patrimônio cultural imaterial de São Paulo. Quem ainda não experimentou, pode aproveitar a receita e fazer já para comemorar o aniversário da cidade com grande estilo!
Dificuldade: fácil
Tempo de preparo: 1h (+6h de molho)
Rendimento: 8 porções
Ingredientes do Virado à paulista
- 2 e 1/2 xícara (chá) de feijão-carioca
- 200g de bacon picado
- 3 colheres (sopa) de óleo
- 2 dentes de alho amassados
- 1 cebola picada
- 2 gomos de calabresa fatiada
- 1 xícara (chá) de farinha de mandioca
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Cebolinha para polvilhar
Bisteca
- 8 bistecas suínas
- 3 dentes de alho amassados
- 2 colheres (sopa) de cheiro-verde picado
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Arroz branco, banana frita, ovo frito, couve refogada e torresmo para acompanhar
Modo de preparo
Coloque o feijão em uma tigela, cubra com água e deixe de molho por 6 horas. Escorra, coloque em uma panela de pressão com água e cozinhe por 25 minutos depois de começar a chiar. Desligue e deixe sair a pressão. Abra a panela e escorra metade da água. Divida o feijão em duas partes, espere esfriar e bata uma delas no liquidificador até formar uma pasta, reserve.
Em uma panela grande, coloque o bacon e o óleo e frite até dourar. Adicione o alho, a cebola, a calabresa e refogue por 5 minutos. Despeje o feijão batido reservado, o feijão em grãos reservado, a farinha, sal e pimenta e misture bem até ficar cremoso. Transfira para uma travessa e polvilhe com cebolinha.
Para a bisteca, tempere a carne com o alho, o cheiro-verde, sal e pimenta. Aqueça uma frigideira com o óleo e frite as bistecas até dourar dos dois lados.
Transfira para uma travessa e sirva acompanhado do virado, do arroz branco, banana frita, ovo frito, couve refogada e torresmo para acompanhar.
4. Cachorro-quente especial
Ele pode até dividir opiniões, mas continua sendo uma das receitas paulistanas mais queridinhas. E agora, com a receita em mãos, nada te impede de fazer o cachorro-quente super completo em casa e levar para os amigos experimentarem esse pedacinho de São Paulo.
Tempo: 30min
Rendimento: 12 porções
Dificuldade: fácil
Ingredientes do cachorro-quente especial
Lanche
- 12 minipães franceses
- 12 minissalsichas aferventadas
- 1/2 xícara (chá) de purê de mandioquinha pronto
- 1/2 xícara (chá) de milho verde escorrido
- 1/2 xícara (chá) de queijo mussarela ralado
- 1/2 xícara (chá) de batata palha
- Ketchup e mostarda a gosto
Maionese
- 1 dente de alho picado
- 1 colher (sopa) de suco de limão
- 1/2 colher (chá) de sal
- 2 colheres (sopa) de cheiro-verde picado
- 2 colheres (sopa) de azeitona picada
- 1/3 xícara (chá) de leite gelado
- 3/4 de xícara (chá) de óleo (aproximadamente)
Modo de preparo
Para a maionese, coloque no liquidificador o alho, o suco, o sal, o cheiro-verde, a azeitona, o leite e bata até homogeneizar. Sem parar de bater, acrescente o óleo em fio até obter consistência de maionese. Se necessário, adicione mais óleo até conseguir a consistência desejada. Reserve.
Para montar o lanche, corte os pães ao meio, passe a maionese e disponha a salsicha. Cubra com uma camada de purê de mandioquinha, milho, queijo, batata palha, ketchup e mostarda. Se desejar, coloque em um saquinho para cachorro-quente e sirva.
5. Pastel de feira

Tem coisa mais a cara de São Paulo do que acordar para ir à feira mais próxima de casa para comer pastel de feira com caldo de cana? Provavelmente não. Portanto, é claro que essa é uma receita que não poderia faltar de jeito nenhum na nossa listinha de receitas paulistanas, não é? Então, chegou a hora de trazer a feira para sua casa, fazer o seu próprio pastel e chamar os amigos para experienciar esse pedacinho na cidade no cafofo da sua casa.
Tempo: 1h
Rendimento: 30 unidades
Dificuldade: fácil
Ingredientes do Pastel de feira
- 1 colher (sopa) de óleo
- 400g de carne moída
- 1 cebola picada
- 2 dentes de alho picados
- 1 tomate picado
- 2 ovos cozidos picados
- 3 colheres (sopa) de cheiro-verde picado
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 500g de massa de pastel
- Óleo para fritar
Modo de preparo
Em uma panela, em fogo médio, aqueça o óleo e frite a carne até dourar. Junte a cebola, o alho, o tomate e refogue até secar bem. Adicione os ovos picados, o cheiro-verde, sal, pimenta e deixe esfriar. Abra a massa de pastel, corte em retângulos, coloque o recheio e feche as laterais, apertando com um garfo para não abrir na hora da fritura. Frite, aos poucos, em óleo quente, em imersão, até dourar. Escorra em papel absorvente e sirva.
6. Pão na chapa com Catupiry®

Um clássico de quem mora em São Paulo: chegar na “padoca” e pedir um pão na chapa acompanhado de um pingado. A combinação é quase um abraço matinal – ou vespertino – para os paulistanos. Mas tem quem incremente o pão na chapa clássico, seja com Catupiry ou requeijão.
Tempo: 20min
Rendimento: 2 porções
Dificuldade: fácil
Ingredientes do pão na chapa com Catupiry®
- 2 pães franceses
- 300g de Catupiry®
Modo de preparo
Corte os pães ao meio e recheie cada uma das partes com o Catupiry®. Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo alto, coloque os pães e deixe no fogo até ficarem dourados e formarem uma casquinha. Retire do fogo e sirva em seguida.
7. Sanduíche de pernil
Quem vai aos jogos em estádio, principalmente no bom e velho Pacaembu, conhece bem essa receita; o meu, o seu, o nosso sanduíche de pernil. Ele é prático, simples e delicioso – e pode ser feito por você em casa com muita facilidade. Ou seja, não poderia faltar nesta lista de receitas paulistanas, né?
Tempo: 25min
Rendimento: 8 porções
Dificuldade: fácil
Ingredientes do sanduíche de pernil
- 4 colheres (sopa) de azeite
- 2 cebolas fatiadas
- 1/2 pimentão verde picado
- 1/2 pimentão amarelo picado
- 1 tomate picado
- 800g de pernil cozido e desfiado
- 3 colheres (sopa) de cheiro-verde picado
- Sal e pimenta-do-reino gosto
- 6 baguetes de pão francês
- 200g de queijo mussarela ralado
Modo de preparo
Em uma panela, aqueça o azeite em fogo médio, e refogue a cebola e os pimentões por 3 minutos.
Adicione o tomate, o pernil, o cheiro-verde, sal, pimenta e refogue por mais 5 minutos. Desligue e reserve.
Abra os pães ao meio e divida o pernil refogado entre eles, coloque uma porção de queijo em cada um e sirva em seguida.
8. Pizza marguerita

Há quem diga que a pizza de São Paulo é a melhor do mundo – melhor até que a da Itália. Por isso, esta receita não poderia ficar de fora da lista de receitas paulistanas, certo? Pode pedir, pode fazer em casa, só não pode brigar com o amiguinho carioca que quer colocar ketchup nela, ok?
Tempo: 1h (+1h de descanso)
Rendimento: 8
Dificuldade: fácil
Ingredientes da Pizza Marguerita
- 15g de fermento biológico fresco
- 1/2 xícara (chá) de água morna
- 4 colheres (sopa) de iogurte natural
- 1/4 de xícara (chá) de óleo
- 1 colher (chá) de sal
- 2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo (aproximadamente)
- Farinha de trigo para enfarinhar
- Óleo para untar
- Cobertura:
- 1/2 xícara (chá) de molho de tomate caseiro
- 200g de queijo mussarela ralado
- 2 tomates médios maduros fatiados
- 50g de queijo parmesão ralado
- Folhas frescas de manjericão a gosto
Modo de preparo
Dissolva o fermento na água, adicione o iogurte, o óleo e o sal e misture. Acrescente a farinha, aos poucos, mexendo com uma colher até soltar da lateral da vasilha. Sove por 5 minutos ou até obter uma massa lisa e macia. Forme uma bola, cubra e deixe descansar por 1 hora ou até dobrar de volume.
Abra a massa com a ajuda de um rolo sobre uma superfície enfarinhada, formando um disco de 30cm de diâmetro com as bordas levemente mais grossas. Transfira para uma assadeira untada e fure ligeiramente com um garfo. Espalhe o molho e leve ao forno alto, preaquecido, por 10 minutos. Cubra com a mussarela, o tomate e polvilhe com o parmesão. Asse por mais 10 minutos ou até dourar levemente. Espalhe o manjericão e sirva.
9. Sanduíche de mortadela
Pode até ser coisa de turista, mas não dá pra negar que o sanduíche de mortadela do Mercado Municipal é uma das receitas paulistanas mais conhecidas – uma marca registrada de São Paulo. É inegável que vale a viagem pelo menos uma vez na vida para conhecer a obra arquitetônica de Ramos de Azevedo e comer algumas delícias que só se encontra lá. Mas saiba que dá para levar um pedacinho do centro para sua casa e fazer o sanduíche de mortadela clássico sem sair do conforto do seu lar.
Tempo: 30min
Rendimento: 1
Dificuldade: fácil
Ingredientes do Sanduíche de mortadela
- 1 pãozinho francês
- Recheio:
- 2 fatias de queijo mussarela
- 1 fatia de tomate
- Sal e orégano a gosto
- 20g de picles de pepino
- 2 fatias de mortadela não muito finas
Modo de preparo
Em uma frigideira antiaderente, coloque uma fatia de mortadela, as fatias de mussarela, o tomate temperado com sal e orégano e o picles. Cubra com a outra fatia de mortadela e deixe fritar por 5 minutos de cada lado ou até dourar. Retire, coloque no pão e sirva.