Pano de prato amarelado? E se tiver engordurado? Você sabe como limpar? Nós te ensinamos dicas valiosas para higienizar o pano de prato!

O pano de prato é um item indispensável na cozinha. Entretanto, se não for bem higienizado, ele pode se tornar fonte de bactérias. Para evitar que essa ameaça chegue a seus alimentos, o ideal é trocar periodicamente o pano de prato e lavar da maneira mais adequada.

Para quem cozinha todo dia e faz frituras, é recomendado trocar o pano diariamente, evitando o acúmulo de sujeira e a proliferação de fungos e bactérias. Quem cozinha esporadicamente, não faz fritura ou só prepara lanches pode trocar o pano de prato a cada 2 dias.

Também é importante evitar deixar o pano de prato molhado, colocando-o sempre para secar após o uso. Confira a seguir como deixar seu pano de prato limpo e branquinho.

Aprenda a higienizar o pano de prato corretamente



Pano de prato engordurado

Para remover de vez as gorduras, ferva os panos de prato por 10 minutos em uma solução fácil de fazer. Existem três combinações que além da gordura também removem bolor. Tome nota:

  • Opção 1: água + sabão em pó + bicarbonato de sódio
  • Opção 2: água + rodelas de limão
  • Opção 3: água + bicarbonato de sódio + sal de cozinha.

Encardidos ou amarelados

Para clarear o pano de prato encardido, aposte em um molho poderoso. Use água, água sanitária e sabão em pó. Mas, lembre-se: a água sanitária só pode ser usada se o pano for branco, pois os coloridos irão desbotar. Antes de colocar o pano nesse molho, esfregue com sabão de coco. Depois deixe na solução por 6 horas. Retire do molho, esfregue novamente e enxágue.

Manchas em geral

Aplique detergente de lavar louças ou água oxigenada 10 volumes sobre o tecido ainda seco, sem molhar, para remover qualquer espécie de sujeira. Esfregue e depois coloque de molho por 2 horas em água com sabão em pó bem dissolvido. Esfregue novamente e enxágue bem.

LEIA TAMBÉM