O sal é um dos temperos mais tradicionais da culinária. Seus benefícios para a saúde estão relacionados com o iodo que é adicionado a ele –  o iodo é essencial para os hormônios tireoidianos, que desempenham um grande papel na produção de energia do corpo. Além disso, o sódio presente no sal, quando combinado com o potássio, ajuda a manter o ritmo cardíaco normal. Mas o tempero é só uma das várias utilidades do sal.

Mas, além de ser um tempero indispensável no nosso dia a dia, o sal também pode ser utilizado para facilitar a sua vida em vários outros âmbitos. Pensando nisso, listamos algumas utilidades do sal que você talvez ainda não saiba, mas que vão te ajudar muito nas tarefas diárias.

1. Remover odores 

Se você está incomodado com o cheiro de temperos nas mãos, saiba que uma das utilidades do sal é acabar com os odores. Para isso, utilize uma mistura de sal com vinagre para lavar as mãos e tirar os cheiros de alho, cebola ou peixe delas.

No caso dos recipientes plásticos, eles podem ficar com cheiro de comida. Para acabar com esse odor, coloque uma colher de sal dentro dos potes e deixe de um dia para outro. 

O problema do chulé também pode ser facilmente resolvido; coloque um pouco de sal dentro dos calçados e pronto! O sal consegue absorver a umidade e também evita as bactérias que causam o mau cheiro.

2. Tirar manchas dos móveis

Sabe aquelas manchas brancas que um prato quente ou um copo molhado deixam nos móveis – e são um pesadelo para tirar depois? O sal pode te ajudar a resolver esse problema! Em proporções mais ou menos iguais, faça uma mistura do sal com óleo vegetal e passe sobre a mancha. Deixe agir por cerca de 1 a 2 horas e retire, esfregando até sair tudo. Pronto, seus móveis estarão livres das manchas!

3. Limpeza do forno

Utilidades do sal - limpeza do forno

É muito comum que o forno fique com cheiro e manchas de comida queimada depois de ser usado por muito tempo, certo? Para acabar com esse problema, borrife uma mistura de água, sal e canela no forno ainda quente e deixe esfriar. Depois é só remover tudo com uma esponja firme ou um pano de limpeza.

4. Preservar os alimentos

Mais uma das utilidades do sal é evitar que frutas, como a maçã e a pera descascadas, fiquem escuras. Pra isso, basta aplicar água com sal nelas. Além disso, um bom jeito de estender a vida útil do queijo dentro da geladeira é jogar sobre ele uma pitada de sal.

5. Limpeza de panelas

Além do bicarbonato de sódio, o sal é outro item que pode ajudar a manter as panelas sempre limpas e brilhantes. É só misturá-lo à água e esfregar com um pano ou com a esponja de lavar louças.

6. Aliviar a dor de garganta

Gargarejar água quente com um pouco de sal de cozinha pode amenizar a dor de garganta. Essa solução também ajuda a tratar as aftas na boca, uma vez que o sal é um antibiótico natural e ajuda na cicatrização.

7. Aumentar a vida útil da escova de dente

Escovas de dentes

A sua escova de dente nova pode durar mais tempo se você mergulhá-la em água com sal antes de utilizá-la a primeira vez.

8. Limpar cafeteiras

É comum esquecer de limpar as cafeteiras depois do uso, não é? Se isso acontece com você, encha a cafeteira de água e coloque quatro colheres de sal. Depois, coloque tudo  para ferver, como se estivesse fazendo café. Esse processo faz com que o aparelho seja limpo enquanto esquenta.

9. Aumentar a vida útil das velas 

Antes de usar as velas, deixe-as durante algumas horas em uma solução salina – água e sal. Depois, seque bem cada uma e pode utilizá-las tranquilamente. Isso vai fazer com que a cera da vela escorra menos e, assim, aumentará sua durabilidade.

10. Diminuir o fogo

Aplique sal para controlar as chamas da churrasqueira e também apagar o fogo que pode ser provocado pela gordura quente. Jamais jogue água nas chamas!

11. Cuidados com a geladeira

Cuidados com a geladeira

Um prático jeito de deixar a geladeira com um bom cheiro e manter o seu exterior limpo é utilizando água gaseificada com sal em sua limpeza.

12. Ralo da pia

Para evitar o mau cheiro do cano da pia e também prevenir que gorduras e alimentos grudem na tubulação, a dica é despejar água quente com sal no ralo da pia. O sal ajudará a limpar toda a gordura presa nos canos, enquanto a água quente ajudará a dissolver a sujeira e soltá-la mais facilmente.

13. Limpar utensílios

Fazer uma mistura com farinha, sal e vinagre é a solução perfeita para limpar utensílios de bronze e cobre. Para isso, aplique a mistura sobre os objetos e deixe agir por uma hora. Depois é só tirar com um pano e pronto, estará tudo brilhando.

Já para remover a gordura da frigideira, que é um processo mais complicado, aplique uma grande pitada de sal e passe papel toalha para remover a sujeira. Outra dica é substituir o papel toalha por batata para remover a sujeira.

14. Realçar as cores

Para realçar as cores de tapetes de fibra e cortinas coloridas, coloque sal na água para lavá-las. Se os seus tapetes já estiverem com as cores desbotadas, passe um pano molhado com água e sal – isso ajuda a intensificar a cor.

15. Proteção contra formigas

Proteção conta formigas - utilidades do sal

Borrifar sal nos rodapés, em cantos e nos armários faz com que as formigas fiquem bem longe da sua cozinha.

16. Manchas de suor

Se as suas roupas estiverem marcadas por manchas de suor, a solução pode ser usar uma mistura de quatro colheres de sopa de sal para cada litro de água. Manchas secas de sangue também podem ser removidas lavando a roupa em água salgada fria, e depois em água morna com sabão.

17. Chega de mofo!

Com uma mistura de suco de limão, água quente e sal, você consegue retirar o mofo de qualquer lugar da casa! É só passar a solução em cima do lugar com mofo, deixar agir e depois limpar normalmente.

18. Limpeza de esponjas

Para desinfetar suas esponjas, coloque-as mergulhadas em uma mistura de água morna e duas colheres de sal. Deixe agir por algumas horas, lave e retire todo o excesso de água.

19. Ovo quebrado

Ovo quebrado

Sabe aquela bagunça que faz quando um ovo quebra em qualquer lugar, seja no chão, na pia ou em um prato mesmo? Sabemos que pode ser muito difícil de limpar tudo. Mas tem uma solução: coloque uma boa quantidade de sal em cima e deixe agir por alguns minutos. O sal irá absorver a sujeira e será muito mais fácil de limpar ou lavar depois.

20. Gelar bebidas

Quem nunca ouviu falar que uma das utilidades do sal é ajudar no processo de gelar as bebidas? Em um recipiente, coloque camadas de gelo e sal intercaladas junto com as bebidas que quiser gelar. Em pouco tempo elas estarão geladinhas e prontas para consumir!

21. Alívio em picadas de insetos

Quando tiver com uma picada de inseto daquelas que coçam ou doem, aposte no sal! Vale passar um pouco de água gelada salgada ou misturar o sal em um pouco de azeite e passar em cima do local para aliviar a coceira e a dor.