Cozinhar com as crianças: dicas para trazer toda a família para a cozinha

Dicas para cozinhar com as crianças e melhorar a alimentação delas

  • Serve:

  • Tempo:

dicas para cozinhar com as crianças
Foto: iStock
Receita salva

O Dia das Crianças é uma ótima oportunidade para trazer os pequenos para a cozinha e cultivar o gosto pela culinária em família. Conversamos com a chef Paula Weber, autora do livro A Família CUCA na Cozinha e responsável pelo Pitadas & Palpites. Ela deu dicas preciosas sobre como cozinhar com as crianças e como despertar nelas o prazer pela alimentação saudável. Confira a entrevista na íntegra:

Como cultivar nas crianças o gosto pela cozinha?

“Em primeiro lugar, deixe as crianças entrarem na cozinha. Na minha opinião, não se deve dizer que a cozinha é um ambiente perigoso. É fato que requer atenção no manuseio de uma faca ou do fogão, por exemplo, mas sempre há alguma atividade que os pequenos podem fazer. Essa evolução é importante para que, aos poucos, consigam se familiarizar com o espaço.”

Foto: iStock

Que tipo de receita é ideal para fazer junto com as crianças? 

“Pratos bons para fazer são aqueles com um perfil mais saudável. Assim, desde pequenos podem se relacionar com os ingredientes e quebrar resistências ao dizer que não gostam, sem ao menos provar. O contato deles com os alimentos permite o desejo de degustarem. Entre as sugestões, uma salada bem colorida, nhoque de ricota e quitutes como muffins de abobrinha e banana. Todas as receitas são práticas e deliciosas!”.

É possível deixá-las assumir a cozinha? Como fazer isso e quais cuidados tomar para que elas não se machuquem?

“Sim, é possível. Para tanto, é preciso sempre supervisão e acompanhamento. À medida que o processo evoluir, o familiar pode conceder mais autonomia e fazer com que elas se sintam mais confiantes e realizando sozinhas as tarefas.”

Foto: iStock

Quais são os benefícios de cozinhar com as crianças?

“Trazer as crianças para a cozinha faz com que elas aprendam a importância de esperar um alimento ficar pronto, a necessidade da ordem no preparo e, principalmente, a realização e prazer de ver uma tarefa cumprida, ainda mais uma tarefa saborosa.

Outro ponto que destaco é a oportunidade de mostrar que comida saudável não é ruim! Isso é um mito, pois contamos com muitas receitas de comidas saudáveis preparadas de diversas maneiras gostosas. A questão é que, muitas vezes o próprio adulto já não tem esse hábito e transmitem essa mensagem para seus filhos.”

Como despertar o interesse das crianças em comidas mais saudáveis?

“O ideal é fazer uma receita em que tenha alguma coisa que a criança possa fazer, veja qual a idade das crianças. Desfolhar manjericão, separar os ingredientes, untar a forma, rasgar os vegetais. Incentive a curiosidade por experimentar novas receitas e descobrir novos sabores. Despertar o paladar é fundamental para qualquer descoberta.”

Foto: iStock

Gostou das dicas da chef sobre como cozinhar com as crianças? Então aproveite para conferir algumas receitas de filmes infantis que podem instigá-las a se aventurar na cozinha.

faça um comentário

Mais receitas para você

dicas para fazer pão caseiro

Dicas para fazer pão caseiro: 8 truques da vovó para preparar sem erros

Confira truques simples de quem tem muita experiência na área

Na imagem há fatias de laranja sobre um prato branco com cravo-da-Índia em cima, uma das técnicas para afastar mosquitinhos e outros insetos da cozinha.

8 dicas para afastar mosquitinhos e outros insetos da cozinha

Com apenas alguns truques você será capaz de deixar o cômodo mais querido da casa livre de bichinhos!

receitas sem lactose

Receitas sem lactose: 10 opções deliciosas para quem tem intolerância à substância

Saiba como preparar pratos deliciosos mesmo sem usar ingredientes que contenham lactose

Sal temperado

Sal temperado

Que sal em excesso faz mal todo mundo sabe, não é? Mas você sabia que pode substituí-lo por um sal temperado com ervas? É mais saudável e superfácil!

receitas sem glúten: pãozinho

Receitas sem glúten: saudável sem deixar o sabor de lado!

Não quer ou não pode consumir glúten ou lactose? Sem problemas! Confira receitas que são saborosas e livres da substância

Receita salva com sucesso... Veja o seu Livro de receitas