Agilizar o almoço: 9 dicas para fazer durante toda a semana

9 dicas para agilizar o seu almoço durante toda a semana

  • Serve:

  • Tempo:

agilizar o almoço
Foto: Reprodução/GettyImages
Receita salva

Casa, trabalho, amigos… Ufa! São tantas coisas para fazer que, muitas vezes, não há tempo de preparar com calma o almoço de cada dia. Por isso, confira várias dicas para você agilizar o almoço e já deixar alguns processos prontos com antecedência, utilizando-os em um cardápio especial para a semana.

9 dicas práticas para agilizar o almoço durante a semana:

1) Bata dentes de alho descascados no processador até triturar bem, misture com um pouco de azeite ou óleo e mantenha em um pote fechado na geladeira por até duas semanas. Se, durante esse tempo, ficar com uma cor esverdeada, não se preocupe, é normal e não está estragado.

2) Lave, descasque e pique os legumes, como cenoura, abobrinha, vagem, beterraba, pimentão, tomate e guarde em potes fechados na geladeira por até 3 dias. Assim, se fizer isso na segunda, você tem tudo prontinho para suas receitas até quarta-feira.

3) Cozinhe peitos de frango em água fervente, espere esfriar e, com a ajuda de garfos ou na batedeira (corte em pedaços menores e bata na velocidade mínima), desfie e guarde em potes com tampa na geladeira por até 5 dias ou no congelador por um mês.

agilizar o almoço
Foto: Reprodução/GettyImages

4) Se fizer uma grande quantidade de arroz – refogado apenas com óleo ou azeite, alho e sal –, guarde em potes fechados na geladeira por até 4 dias e utilize as sobras em diversas receitas como tortas, bolinhos e arroz de forno.

5) Faça um molho de tomate caseiro: refogue 2kg de tomates picados, 3 dentes de alho picados e 4 colheres (sopa) de óleo por 10 minutos em fogo médio. Abaixe o fogo, despeje 1/2 xícara (chá) de água quente e cozinhe por 1 hora, mexendo de vez em quando ou até que desmanche e forme um purê. Tempere com sal, orégano e espere esfriar. Coloque em forminhas de gelo e leve ao congelador por 5 horas. Desenforme os cubinhos, coloque em sacos plásticos, volte ao congelador e utilize em suas receitas por até 60 dias.

6) Lave as folhas verdes em água corrente e deixe-as de molho em água com vinagre por 30 minutos – 2 colheres (sopa) de vinagre para cada litro de água. Escorra e seque bem, pois a umidade acelera o apodrecimento. Coloque-as dentro de um pote com tampa e guarde na prateleira de baixo ou na gaveta de legumes da geladeira por até uma semana. Ao consumir, se algumas folhas estiverem murchas, mergulhe-as por um minuto em água gelada com algumas gotas de vinagre.

agilizar o almoço
Foto: Reprodução/GettyImages

7) Pique salsinha e cebolinha e guarde em um pote fechado no congelador por até três semanas. Não é preciso descongelar, raspe com uma colher a quantidade desejada e volte o pote ao congelador.

8) Pique bacon, linguiça, presunto e queijos e guarde em potes separados no congelador por até 2 meses. Basta deixar alguns minutos em temperatura ambiente e utilizar normalmente em suas receitas.

9) Cozinhe o feijão sem temperar e congele-o, em potes menores, por até um mês. Depois, na hora do almoço basta temperar.

Texto: Nathalia Boni

LEIA TAMBÉM:

faça um comentário

Mais receitas para você

Combate ao colesterol

Veja quais os alimentos que ajudam a combater o colesterol e quais evitar

Alguns alimentos ajudam no combatem ao colesterol e outros devem ser evitados. Saiba quais são!

marinar carne

Você sabe marinar? 9 dicas para acertar no tempero de todas as carnes

Confira as dicas para uma boa marinada e faça toda a diferença no preparo de suas refeições

preparar o ovo

18 dicas de culinária para preparar o ovo perfeito

Conhecer alguns segredinhos da culinária na hora de usar ovo nas suas receitas pode fazer toda a diferença no sabor das suas refeições!

Receita salva com sucesso... Veja o seu Livro de receitas