Culinária tailandesa: conheça melhor e aprenda receitas deliciosas

Conheça melhor a culinária tailandesa e aprenda receitas

  • Serve:

  • Tempo:

culinária tailandesa
Foto: iStock
Receita salva

A culinária tailandesa tem ganhado cada vez mais fãs no Brasil. Muitos restaurantes já se especializaram em preparar pratos típicos desta cultura rica em temperos, peixes, legumes e verduras. Além de deliciosa, a gastronomia da Tailândia tende a ser bem saudável. Que tal conhecer um pouco melhor sobre ela?

A chef de cozinha Milene Dellatore, do restaurante Khea Thai – especializado em culinária tailandesa – explica que “o ingrediente básico da culinária thai é o arroz, que pode ser preparado frito, no vapor ou cozido. Os noodles, ou macarrões de arroz, são o fast-food tailandês, compondo sopas ou fritos – estes encontramos em empórios de comida asiática. Os legumes mais usados são abóbora, berinjela, tomate cereja, pimentão, brócolis e vagem, que costumam ser salteados na wok (panela grande e larga, como uma frigideira) para ganhar textura crocante.”

Boa parte dos ingredientes tailandeses podem ser encontrados facilmente em feiras ou mercados das cidades brasileiras, garante Milene. E se você não gosta de comida apimentada, também existem opções. “Vários tipos de curry são usados e por isso a lenda de tudo ser apimentado na cozinha thai – mas há vários pratos sem nem um toque de pimenta. Mamão papaia, manga, tamarindo, banana, jaca e goiaba são as frutas típicas. Elas se misturam com sobremesas, como o arroz doce com purê de manga, ou são servidas em pedaços, bem geladinhas e refrescantes”, explica a chef.

Gourmetização da culinária tailandesa

Apesar de a comida tailandesa ter entrado para o cardápio brasileiro, ela ainda costuma ser bastante cara e servida em restaurantes mais refinados. “Hoje em dia muito se fala em ‘gourmetização da comida’, desde lanches, pratos rápidos e fáceis ou os mais complexos. Tudo o que já conhecemos pode levar um nome chique e ficar mais caro. E na comida tailandesa, isso é ainda mais frequente (aqui no Brasil), mas ela na verdade pode ser feita em casa e de maneira simples”, comenta Dellatore.

Gostou? Então aprenda a fazer o Khao Op Saparod, tradicional na culinária tailandesa:

Foto: Divulgação/ Restaurante Khea Thai

Ingredientes

  • 180 gramas de arroz pronto
  • 50 gramas de açúcar mascavo
  • 100 ml de shoyu com pouco sódio (light)
  • 20 g de curry amarelo sem canela
  • 20 g de alho frito
  • 4 tomatinhos cereja
  • 30 g de amendoim
  • 20 g de cebolinha
  • 1/2 abacaxi aberto (casca)
  • 50 g de abacaxi picado
  • 50 g de cebola roxa
  • 1 ovo médio 

Modo de fazer

Corte o abacaxi em seu comprimento e retire a polpa. Frite o ovo junto com o alho, estourando a gema e deixando na consistência de ovo mexido. Acrescente os outros ingredientes à panela e mexa por cerca de três minutos. Sirva na casca de abacaxi separada inicialmente.

LEIA TAMBÉM

Consultoria: Milene Dellatore, chef de cozinha internacional e sócia-diretora do Khea Thai, rede de restaurantes de culinária tailandesa.

faça um comentário

Mais receitas para você

dicas para fazer pão caseiro

Dicas para fazer pão caseiro: 8 truques da vovó para preparar sem erros

Confira truques simples de quem tem muita experiência na área

Na imagem há fatias de laranja sobre um prato branco com cravo-da-Índia em cima, uma das técnicas para afastar mosquitinhos e outros insetos da cozinha.

8 dicas para afastar mosquitinhos e outros insetos da cozinha

Com apenas alguns truques você será capaz de deixar o cômodo mais querido da casa livre de bichinhos!

receitas sem lactose

Receitas sem lactose: 10 opções deliciosas para quem tem intolerância à substância

Saiba como preparar pratos deliciosos mesmo sem usar ingredientes que contenham lactose

Sal temperado

Sal temperado

Que sal em excesso faz mal todo mundo sabe, não é? Mas você sabia que pode substituí-lo por um sal temperado com ervas? É mais saudável e superfácil!

receitas sem glúten: pãozinho

Receitas sem glúten: saudável sem deixar o sabor de lado!

Não quer ou não pode consumir glúten ou lactose? Sem problemas! Confira receitas que são saborosas e livres da substância

Receita salva com sucesso... Veja o seu Livro de receitas