Criança na cozinha: 5 motivos para os pequenos cozinharem!
Filtros

Tipos

Dificuldade

Criança na cozinha: motivos para os pequenos cozinharem!

Preparar receitas é uma forma de interagir e ensinar muitas coisas para a criança! Então, saiba o que cada uma pode fazer na cozinha de acordo com a idade!

Criança na cozinha segurando um fuet.
O contato das crianças com as receitas ajuda no desenvolvimento delas | Foto: Shutterstock
Lirian Coelho19 de dezembro, 2017

Cozinhar pode se tornar uma brincadeira divertida para toda a família e, principalmente, para as crianças. Sem perceber, os pequenos aprendem noções de responsabilidade, organização, higiene e até de matemática, sabia? O momento com a criança na cozinha deve ser algo muito prazeroso, envolvendo muito aprendizado e afeto. Outra questão importante é o fator cultural, onde as receitas típicas ou de família pode ser podem ser passadas de geração em geração. Além disso, incentivar as crianças a cozinharem é também uma maneira de fazer com que eles experimentem novos sabores!

Criança na cozinha se desenvolve mais!

  • A importância da organização é demonstrada ao pegar todos os ingredientes antes de começar a cozinhar e guardá-los ao final. É o momento adequado para falar sobre higiene, lavando as mãos e os alimentos.
  • A matemática está presente na culinária, pois é preciso medir, pesar e dividir os ingredientes. Ler as receitas também é um aprendizado, pois a criança pratica a leitura.
  • Escolha receitas com poucas etapas e ingredientes. Explique para a criança os perigos da cozinha, porém sem alarmá-la. É melhor falar sobre cada item e como ele funciona, antes que ela tenha contato com eles. Mas não se esqueça de que o fogão é responsabilidade do adulto, assim como os objetos cortantes.
  • Se você tem duas ou mais crianças em casa, mesmo com idades diferentes, chame todas para cozinhar com você. É uma boa oportunidade para aprender a trabalhar em equipe. Saiba o que cada uma pode fazer:

LEIA TAMBÉM