Como fazer tortas perfeitas: saiba como deixá-las mais saborosas!

Tortas perfeitas: saiba como deixá-las ainda mais saborosas!

  • Serve:

  • Tempo:

Como fazer tortas perfeitas
Foto: iStock
Receita salva

Fazer tortas perfeitas, que agradem a todos, nem sempre é uma tarefa fácil, já que existem muitos detalhes que devem ser considerados. Por isso, consultamos Ana Carolina Bonsi, chef graduada em gastronomia pela Universidade Sagrado Coração, no interior de São Paulo, que nos contou dicas essenciais para fazer tortas saborosas. Confira como fazer tortas perfeitas!

mulher-cozinha-alimentos-cozinhando
Foto: iStock/Getty Images

Como fazer tortas perfeitas

Na hora de fazer uma torta, quais são os principais pontos a serem considerados?

“Quando fazemos uma torta a combinação de sabores é muito importante. A imaginação pode correr solta nos sabores, mas devemos estar atentos também aos ingredientes, procurando escolher produtos de qualidade e frescos. Se já existe uma receita, é muito importante segui-la passo a passo para que não esqueçamos de nada e não seja comprometido o resultado final”.

Para a massa de uma torta doce, quais ingredientes podem ser utilizados? É comum o uso de biscoitos, mas existe outra opção?

“Podem ser usados biscoitos tipo cracker, chocolate, baunilha ou as massas clássicas a base de farinha, manteiga e ovos, em que também podemos acrescentar uma porcentagem de farinha de amêndoas ou outra variedade”.

Quais são suas principais dicas na hora de fazer um recheio doce para que ele tenha qualidade (consistência certa, sabor correto, que fique sem “pedacinhos” no recheio)?

“Devemos sempre estar atentos ao modo de fazer e à temperatura para que não se perca o ponto de um creme pâtissière, por exemplo. Para evitar a formação de grumos, temos que mexer com um batedor chamado fouet. Outra dica é não exagerar em essências artificiais e peneirar corretamente os ingredientes”.

Para tortas doces, quais são suas dicas para conseguir uma cobertura na consistência correta e com sabor?

“Deve ser mais espessa, como uma geleia, e não líquida, para que não escorra ou penetre no recheio”.

torta em um refratário vermelho.
Foto: iStock

Quais características uma torta para vender deve ter? Um recheio bom, uma massa crocante ou macia, etc.?

“A primeira coisa que um cliente olha é a aparência! Mas de nada adianta uma torta linda se não tiver sabor: uma massa crocante, um creme perfeito ou um chocolate maravilhoso”.

Para quem quer vender porções unitárias (em potinhos, por exemplo), existe alguma dica especial? A forma de preparo muda? Se sim, quais cuidados devem ser tomados?

“Depende muito do preparo. Uma torta doce menor pede menos tempo de forno, é possível substituir a base por bolo em vez de massa. Sempre é necessário prestar atenção à higiene e no acabamento”.

Além das dicas, a chef ainda frisa que é muito importante seguir as instruções da receita para conseguir um produto de qualidade. Assim, não deixe de lado as informações sobre o tempo, a temperatura do forno, entre outros detalhes que fazem toda a diferença para você conseguir uma torta deliciosa!

Agora que você já sabe as principais dicas, que tal ir para a cozinha? Bom trabalho!

LEIA TAMBÉM

faça um comentário

Mais receitas para você

Combate ao colesterol

Veja quais os alimentos que ajudam a combater o colesterol e quais evitar

Alguns alimentos ajudam no combatem ao colesterol e outros devem ser evitados. Saiba quais são!

agilizar o almoço

9 dicas para agilizar o seu almoço durante toda a semana

Muitas coisas para fazer e pouco tempo! Confira como deixar tudo (quase) pronto e agilizar o almoço durante toda a semana

marinar carne

Você sabe marinar? 9 dicas para acertar no tempero de todas as carnes

Confira as dicas para uma boa marinada e faça toda a diferença no preparo de suas refeições

Receita salva com sucesso... Veja o seu Livro de receitas