Como fazer arroz soltinho: dicas para fazer a receita sem erros

Como fazer arroz soltinho sem erros

  • Serve:

  • Tempo:

Como fazer arroz soltinho
Foto: Shutterstock
Receita salva

O arroz é um prato que não pode faltar na mesa do brasileiro, não é mesmo? Mas fazer um arroz sempre soltinho e no ponto pode ser uma tarefa impossível para quem está começando a cozinhar. Pois saiba que com poucos passos e algumas dicas, você prepara uma receita perfeita em pouco tempo! Saiba como fazer arroz soltinho:

Como fazer arroz soltinho

Qual escolher?

Primeiro opte por uma marca de qualidade e que seja do tipo 1. O arroz com grãos longos (chamado de agulhinha) é a melhor opção, pois fica com um melhor resultado depois de cozido. Além disso, confira se não há muitos grãos quebradiços no pacote, que vão se desmanchar no cozimento e deixar o arroz empapado. A cor também é importante: é melhor optar por um arroz de tom perolado, mais soltinho do que os brancos.

Lavar ou não?

O objetivo da lavagem do arroz é tirar o pó ou impureza que gruda na superfície do grão, mas muitas marcas não necessitam passar por este processo, por isso confira sempre na embalagem quando for comprar.

No entanto, a água retira o excesso de amido, que age como espessante durante o cozimento, além de iniciar a hidratação do grão. Assim, a cocção do amido é um processo de absorção de líquido, então lavar o arroz ajuda a acelerar o cozimento do grão.

Lave o arroz em água corrente, usando um lavador ou peneira grande. Assim que a água começar a sair clara, deixe escorrer o excesso que estiver no arroz.

Medida ideal

A proporção é sempre duas porções de água para cada uma de arroz. Assim, se você fizer 1 copo ou 1 xícara (chá) de arroz cru, precisará do dobro de água para cozinhá-lo. É importante alertar, porém, que haverá perda de água durante o cozimento, então é melhor sempre ter um pouco de água aquecida ao lado da panela caso o arroz seque e ainda não esteja cozido.

Arroz à grega na pressão
Arroz à grega na pressão: rápido e prático, essa receita fica pronta em até 20 minutos! – Foto: Stela Handa | Produção: Stela Handa e Elen Rodrigues

Qual panela?

Durante o cozimento, o arroz tende a aumentar cerca de 50% do seu volume. Por isso, é importante escolher uma panela que comporte esta quantidade. E tome cuidado com as panelas de fundo grosso, que por segurarem mais o calor, tendem a prolongar o cozimento, o que pode queimar a receita.

Água quente

Sempre cozinhe o arroz em água quente. Quando estiver deixando o arroz escorrer, coloque a quantidade de água que vai precisar para ferver. E se precisar acrescentar água durante o cozimento, nunca use água fria, pois é preciso manter a temperatura constante do início ao fim do cozimento.

Truques essenciais para fazer arroz

colher de arroz branco
Foto: Shutterstock

Xiii, queimou!

Mergulhe imediatamente a panela quente em um recipiente com água fria. O cheiro de queimado desaparece em alguns minutos. Depois, coloque o arroz (sem raspar o fundo) em outro recipiente.

Empapou, e agora?

Nem tudo está perdido. Para separar os grãos, escorra o arroz, passe-o por água fervente e junte um pouco de manteiga ou azeite. Leve-o ao forno quente, coberto, até a hora de servir.

Quero o arroz branquinho e soltinho

Se você quer um arroz bem soltinho e branco, junte à água do cozimento algumas gotas de suco de limão. Outra dica é usar fogo médio para não prejudicar o cozimento.

O truque final

Quando o arroz estiver cozido, faça um buraco no centro com um garfo. Em seguida, coloque uma colher (sopa) de vinagre no local, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais dois minutos.

Aprendeu como fazer arroz soltinho? 

LEIA TAMBÉM:

 

faça um comentário

Mais receitas para você

agilizar o almoço

9 dicas para agilizar o seu almoço durante toda a semana

Muitas coisas para fazer e pouco tempo! Confira como deixar tudo (quase) pronto e agilizar o almoço durante toda a semana

marinar carne

Você sabe marinar? 9 dicas para acertar no tempero de todas as carnes

Confira as dicas para uma boa marinada e faça toda a diferença no preparo de suas refeições

preparar o ovo

18 dicas de culinária para preparar o ovo perfeito

Conhecer alguns segredinhos da culinária na hora de usar ovo nas suas receitas pode fazer toda a diferença no sabor das suas refeições!

Receita salva com sucesso... Veja o seu Livro de receitas
+