Como cozinhar o feijão perfeito: dicas para deixá-lo delicioso!

Como cozinhar o feijão perfeito: dicas para deixá-lo delicioso!

  • Serve:

  • Tempo:

Como cozinhar o feijão perfeito: dicas para deixá-lo delicioso!
Foto: Bruno Carvalho | Produção: Márcia Asnis
Receita salva

Prato tradicional nas mesas brasileiras, é difícil resistir a um feijão quentinho, cheiroso e bem temperado, né? Quando começa a cozinhar, seu cheirinho característico pode ser sentido no quarteirão inteiro, e é uma das receitas preferidas da população! Mas é comum que as pessoas errem a mão na hora de cozinhar esse prato, isso quando não surge aquele medinho de usar a panela de pressão. Com essas dicas vai ficar mais fácil aprender como cozinhar o feijão perfeito! Saiba como deixar esse grão ainda mais delicioso:

Como cozinhar o feijão perfeito: dicas para deixá-lo delicioso!

 

REMOLHO

Uma das principais dicas para deixar o feijão mais gostoso e macio é fazer o processo de remolho. A ideia é colocar o feijão na água por pelo menos 12 horas, para deixar os grãos mais molinhos e eliminar toxinas, como aquelas que causam gases. A dica é deixar o feijão na água antes de dormir e retirá-lo no dia seguinte, de manhã. Mas é preciso trocar a água pelo menos uma vez durante o período.

Deixar o feijão de molho ajuda o processo de cozimento a ser mais rápido, já que amolece os grãos. Mas se você esqueceu de fazer esse processo, pode investir em outra dica: deixe por 60 minutos de molho, colocando água fervente. Isso é o suficiente para ajudar o alimento a ficar mais gostoso

COZIMENTO

Na hora de cozinhar, invista em temperos clássicos que combinam com o feijão e deixam a receita mais saborosa, como folhas de louro, cebola, alho e pimenta-do-reino.

De acordo com Rita Lobo, no programa ‘Cozinha Prática’, o ideal é colocar o feijão na panela de pressão, cobrir com água e já incluir as folhas de louro. Depois, tampe a panela, leve ao fogo médio e espere a válvula apitar, contando a partir daí dez minutos de cozimento. Em outra panela, refogue o alho e a cebola com azeite, e depois vá acrescentando o feijão cozido, com um pouco de caldo, amassando os grãos com o fundo da concha. Essa dica serve para engrossar o caldo. Deixe cozinhar em fogo baixo e vá mexendo para o feijão não grudar no fundo da panela, até atingir a consistência de sua preferência.

Feijão encorpado com linguiça calabresa em uma cumbuca branca com uma concha retirando uma porção.
FOTO: Stela Handa | PRODUÇÃO: Stela Handa/Maria Lúcia Blandino

ENGROSSAR O CALDO

Outra dica para quem quer deixar o feijão com o caldinho mais grosso é usar o liquidificador. Usando a panela de pressão com o feijão cozido, você pode retirar pequenas porções e bater no liquidificador, devolvendo à panela onde está sendo feito o tempero.

TEMPERO

Na hora de temperar, vale a pena investir nas especiarias que você mais gosta, como louro, manjericão, coentro, cominho e cheiro-verde. Mas uma dica é deixar o sal apenar para o final do processo, quando o feijão já estiver sendo depurado em fogo baixo. Assim, se você errar a mão, fica mais fácil corrigir o gosto, adicionando mais água.

LEGUMES

Para deixar a receita mais nutritiva, muita gente investe em legumes e verduras misturadas com o feijão. Basta incluí-las na hora de temperar os grãos, refogando junto com o tempero. A dica é investir em opções como cenoura, beterraba, espinafre, inhame, batata e quiabo.

TIPOS DE FEIJÃO

Existem diversos tipos de feijão, como o branco, preto, fradinho, carioquinha, roxinho, rosinha e vermelho. Os mais usados no dia a dia são o preto e o carioquinha, mas na hora de fazê-los, é importante ficar atenta para o tempo de cozimento de cada um. O carioquinha, por exemplo, é bem mais rápido e rende um caldo mais cremoso. Conheça mais tipos de feijão a seguir:

Aprendeu como cozinhar o feijão perfeito? Então aproveite para fazer essas deliciosas receitas com feijão:

faça um comentário

Mais receitas para você

receitas fáceis para quaresma

Receitas fáceis para a Quaresma

A quaresma está chegando e você precisa inovar nos pratos sem a famosa carne vermelha? Confira a seguir 10 deliciosas receitas fáceis para a quaresma!

dicas para fazer pão caseiro

Dicas para fazer pão caseiro: 8 truques da vovó para preparar sem erros

Confira truques simples de quem tem muita experiência na área

Na imagem há fatias de laranja sobre um prato branco com cravo-da-Índia em cima, uma das técnicas para afastar mosquitinhos e outros insetos da cozinha.

8 dicas para afastar mosquitinhos e outros insetos da cozinha

Com apenas alguns truques você será capaz de deixar o cômodo mais querido da casa livre de bichinhos!

receitas sem lactose

Receitas sem lactose: 10 opções deliciosas para quem tem intolerância à substância

Saiba como preparar pratos deliciosos mesmo sem usar ingredientes que contenham lactose

Sal temperado

Sal temperado

Que sal em excesso faz mal todo mundo sabe, não é? Mas você sabia que pode substituí-lo por um sal temperado com ervas? É mais saudável e superfácil!

Receita salva com sucesso... Veja o seu Livro de receitas