Coalhada: saiba como consumir e fazer a coalhada seca e fresca

Veja como consumir e fazer coalhada fresca ou seca

  • Serve:

  • Tempo:

coalhada
Foto: Reprodução/iStock
Receita salva

Prática, saborosa e versátil para qualquer hora: sabia que é possível fazer coalhada em casa? Você pode consumir ela como acompanhamento ou ingrediente em outras refeições (pão sírio, por exemplo) ou mesmo pura. Além disso, esse alimento é supersaudável, seja em forma fresca ou de pasta.

Em 100 gramas de coalhada, existem apenas 103 calorias. E não para por aí: além de agregar às receitas um sabor especial, esse alimento também apresenta nutrientes como proteína e cálcio.

coalhada
Foto: Reprodução/iStock

Em uma alimentação saudável, a coalhada está sempre presente, já que ela ajuda a restaurar a flora intestinal, contribui para o ganho de massa muscular e ainda auxilia no combate à osteoporose.

Vale lembrar que a coalhada é feita através da fermentação do leite. O processo se assemelha ao de produção do iogurte. Por conta disso, a gordura, vitaminas e minerais são preservados; porém, o açúcar do leite (lactose), é reduzido.

Receita de coalhada fresca:

coalhada
Foto: Reprodução/iStock

Rendimento: 1 litro (4 porções)
Tempo de preparo: 8 horas
Dificuldade: Fácil

Ingredientes

  • 1 litro de leite integral
  • 2 colheres (de sopa) de coalho

Modo de preparo

Coloque o leite em uma panela e leve ao fogo até ferver. Retire do fogo e deixe amornar até atingir, aproximadamente, 45ºC (é uma temperatura quente, quase morna e suportável). Este é o ponto ideal para fazer a coalhada.

À parte, dilua o coalho em um pouco de leite morno e depois junte ao restante. Com uma concha, mexa bem a mistura da seguinte forma: mergulhe a concha no leite, levante e, do alto, verta o leite de modo a fazer espuma e oxigenar. Repita esse passo mais algumas vezes.

Repouse a vasilha da coalhada, em um local que esteja protegida do vento e preferencialmente embrulhada em uma toalha, até o dia seguinte ou por 8 horas.

Consultoria: Restaurante Arabesco

LEIA TAMBÉM:

Tags:
faça um comentário

Mais receitas para você

Brigadeiro de leite Ninho® recheado

Brigadeiro de leite Ninho® recheado

Este brigadeiro de leite Ninho® é o docinho perfeito para festas infantis, para uma sobremesa em família ou mesmo para vender! Aproveite!

gratinado de legumes com carne moída

Gratinado de legumes com carne moída

Aprenda esta receita de gratinado de legumes com carne moída, que além de ficar uma delícia, é uma opção saudável e econômica para o dia a dia!

Cheesecake de chocolate de travessa

Cheesecake de chocolate de travessa

Aprenda a fazer um cheesecake de chocolate de travessa, que além de lindo, fica delicioso!

Torta carne louca

Torta carne louca

A família toda vai amar!

pudim de chocolate branco e maracujá

Pudim de chocolate branco e maracujá

Confira o passo a passo e aprenda a fazer hoje mesmo!

Receita salva com sucesso... Veja o seu Livro de receitas
+