Coalhada: saiba como consumir e fazer a coalhada seca e fresca

Veja como consumir e fazer coalhada fresca ou seca

  • Serve:

  • Tempo:

coalhada
Foto: Reprodução/iStock
Receita salva

Prática, saborosa e versátil para qualquer hora: sabia que é possível fazer coalhada em casa? Você pode consumir ela como acompanhamento ou ingrediente em outras refeições (pão sírio, por exemplo) ou mesmo pura. Além disso, esse alimento é supersaudável, seja em forma fresca ou de pasta.

Em 100 gramas de coalhada, existem apenas 103 calorias. E não para por aí: além de agregar às receitas um sabor especial, esse alimento também apresenta nutrientes como proteína e cálcio.

coalhada
Foto: Reprodução/iStock

Em uma alimentação saudável, a coalhada está sempre presente, já que ela ajuda a restaurar a flora intestinal, contribui para o ganho de massa muscular e ainda auxilia no combate à osteoporose.

Vale lembrar que a coalhada é feita através da fermentação do leite. O processo se assemelha ao de produção do iogurte. Por conta disso, a gordura, vitaminas e minerais são preservados; porém, o açúcar do leite (lactose), é reduzido.

Receita de coalhada fresca:

coalhada
Foto: Reprodução/iStock

Rendimento: 1 litro (4 porções)
Tempo de preparo: 8 horas
Dificuldade: Fácil

Ingredientes

  • 1 litro de leite integral
  • 2 colheres (de sopa) de coalho

Modo de preparo

Coloque o leite em uma panela e leve ao fogo até ferver. Retire do fogo e deixe amornar até atingir, aproximadamente, 45ºC (é uma temperatura quente, quase morna e suportável). Este é o ponto ideal para fazer a coalhada.

À parte, dilua o coalho em um pouco de leite morno e depois junte ao restante. Com uma concha, mexa bem a mistura da seguinte forma: mergulhe a concha no leite, levante e, do alto, verta o leite de modo a fazer espuma e oxigenar. Repita esse passo mais algumas vezes.

Repouse a vasilha da coalhada, em um local que esteja protegida do vento e preferencialmente embrulhada em uma toalha, até o dia seguinte ou por 8 horas.

Consultoria: Restaurante Arabesco

LEIA TAMBÉM:

Tags:
faça um comentário

Mais receitas para você

receitas fáceis para quaresma

Receitas fáceis para a Quaresma

A quaresma está chegando e você precisa inovar nos pratos sem a famosa carne vermelha? Confira a seguir 10 deliciosas receitas fáceis para a quaresma!

receita de bife ao vinho acebolado

Bife ao vinho acebolado

Que tal fazer um prato diferente para comemorar algum momento ou conquista especial? Aprenda e faça o bife ao vinho acebolado!

receita de pavê de morango com chantilly e suspiro

Pavê de morango com chantilly e suspiro

Que tal fazer um doce para surpreender? Com esta receita de pavê de morango com chantilly e suspiro você vai conseguir!

receita de enformado de frango e macarrão

Enformado de frango e macarrão

Está sem ideia para o jantar de hoje? Veja esta receita de enformado de frango e macarrão e prepare-se para receber elogios!

receita de Quadradinho de chocolate e nozes

Quadradinho de chocolate e nozes

O quadradinho de chocolate e nozes é simples e rápido de fazer, preste atenção na receita e prepare esse delicioso prato agora!

receita de pavlova de morango

Pavlova de morango

Aprenda a fazer a pavlova de morango, uma sobremesa que mistura suspiro, creme de confeiteiro e geleia caseira. Muito fácil de fazer. Experimente!

Receita salva com sucesso... Veja o seu Livro de receitas