Comida mineira: receitas deliciosas da culinária de Minas Gerais
Filtros

Tipos

Dificuldade

pão de queijo simples - comida mineira
Foto: Fernando Teixeira | Produção: Ângela Cardoso e Fernando Santos

Comida mineira: receitas deliciosas da culinária de Minas Gerais

  • fácil

Juliana Garcia5 de setembro, 2018

Quem vai à Minas Gerais sempre volta elogiando as comidas típicas do estado. A comida mineira é uma das mais famosas do Brasil por ser bastante temperada, muito deliciosa e levar ingredientes saborosos.

Algumas características são marcantes e são resultado da história deste estado que participou do ciclo do ouro no Brasil. Conheça as principais características da comida mineira e saiba mais sobre ela:

Conheça as principais delícias mineiras:

Aprenda e faça receitas deliciosas da comida mineira:

Salgados

Doces

De onde vem tanta tradição?

A história da culinária mineira remete ao próprio surgimento de Minas Gerais. O início do ciclo do ouro naquela região no final do XVII e início do século XVIII deu origem ao surgimento das primeiras cidades – Mariana e Ouro Preto, já habitadas por índios.

A constante busca por riqueza atraiu muitos estrangeiros, principalmente portugueses, os quais também deram início ao tráfego de negros da África para a mão-de-obra escrava nas terras recém-descobertas. Segundo consta, foi a mistura de escravos, índios, portugueses e outros estrangeiros que resultou em uma cozinha rica e tradicional. A mandioca, por exemplo, é comum à cultura indígena e à dos negros, assim como o preparo em panelas de barro, o que é bastante típico dos pratos mineiros.

LEIA TAMBÉM: