Chefs de cozinha mulheres que são pura inspiração

10 chefs de cozinha mulheres que são pura inspiração

  • Serve:

  • Tempo:

chefs de cozinha mulheres
Fotos: Reprodução/ Instagram
Receita salva

Apesar de a mulher ser constantemente associada à cozinha e à figura de dona de casa – por conta de um passado próximo onde as pessoas do sexo feminino eram responsáveis pelo lar – a gastronomia ainda é uma profissão majoritariamente masculina. A maioria dos chefs de cozinha, cargo máximo dentro de um restaurante, são homens. No entanto, existem muitas chefs de cozinha mulheres que enfrentam preconceitos e provam que a competência independe do sexo.

Em meio a este cenário, surgiu a premiação elit® Vodka Latin America’s Best Female Chef, que elege excelentes chefs de cozinha mulheres e latino-americanas todos os anos. O objetivo é justamente reconhecê-las por sua competência, enaltecendo o trabalho das mulheres. Em 2018, a vencedora foi Pía León, do restaurante Central, em Lima, Peru. Conheça melhor ela e algumas outras chefes de cozinha mulheres que são inspiradoras.

1. Pía León

chefs de cozinha mulheres
Foto: Reprodução/ Revista COSAS

Pía é a mulher mais jovem a ganhar o Latin America’s Best Female Chef. Ela administra a cozinha e é coproprietária do Central, em Lima, no Peru. Trata-se do único restaurante que ganhou o primeiro lugar do Latin America’s 50 Best Restaurants três vezes consecutivas. Recentemente, ela também abriu seu primeiro restaurante sozinha, o Kjolle. Lá, ela gosta de trabalhar com ingredientes sazonais, com um toque muito pessoal e, por isso, não tem um cardápio fixo. Criatividade é o que não falta à moça.

2. Paola Carosella

chefs de cozinha mulheres
Foto: Reprodução/ Gabriel Rinaldi/ Revista Gol Linhas Aéreas

Paola Carosella é argentina e apaixonada pela cozinha desde criança. Em seu site, ela conta que cresceu rodeada de plantações e animais que serviam para o sustento de sua família. Ela se tornou cozinheira logo que saiu do colegial e trabalhou em muitos restaurantes ao redor do mundo, passando pelo Uruguai, França, Estados Unidos, até chegar ao Brasil, país pelo qual se apaixonou e onde vive até hoje. Aqui, ela trabalhou no clássico restaurante Figueira Rubaiyat, em São Paulo. Depois, abriu seu restaurante Arturito e o café La Guapa, que serve as famosas empanadas argentinas. Paola também é jurada do Master Chef Brasil e exemplo de sucesso e paixão pela cozinha.

3. Leonor Espinosa

chefs de cozinha mulheres
Foto: Divulgação/ Renata Bolivar

A chef Leonor é colombiana e dirige seu próprio restaurante em Bogotá, o Leo Cocina y Cava. Ela é conhecida por trabalhar com uma fusão entre cozinha tradicional e moderna colombiana. Vencedora do Latin America’s Best Female Chef em 2017, Leonor reivindica sabores nativos de seu país com muita criatividade, talento e profissionalismo.

4. Kamilla Seidler

chefs de cozinha mulheres
Foto: Reprodução/ Luis Fernández

Outra personalidade de destaque entre as chefs de cozinha mulheres é a dinamarquesa Kamilla Seidler, que trabalha em La Paz, na Bolívia. Ela foi convidada a fazer parte da equipe do restaurante Gustu. O principal objetivo do restaurante é apresentar aos amantes da boa gastronomia o grande potencial produtivo e cultural do país. Entre as pretensões de Kamilla estão a tentativa de consolidar um movimento gastronômico que gere um impacto socioeconômico sustentável no país. Incrível, né?

5. Roberta Sudbrack

chefs de cozinha mulheres
Foto: Reprodução/ Zô Guimarães/ Folhapress

Com uma história de vida de superação, Roberta mostra que qualquer mulher pode se tornar uma chef de cozinha. Ela deu início a sua carreira culinária vendendo cachorro-quente nas ruas de Brasília. Estudou gastronomia sozinha, pegando o currículo das escolas e o reproduzindo-os na cozinha de casa. Depois de ter trabalhado na cozinha do Palácio da Alvorada, abriu seu restaurante Roberta Sudbrack, no Rio, que esteve em todas as listas do Latin America’s 50 Best Restaurants até ser fechado em 2016 pela chef, que queria explorar outras áreas da comida rápida com seus food trucks, o SudTruck e o SudDog.

6. Elena Reygadas

chefs de cozinha mulheres
Foto: Ronaldo Schemidt/AFP/Getty Images

Dona de um restaurante cheio de personalidade chamado Rosetta, no México, a chef Elena Reygadas costuma criar pratos elegantes, mas não excessivamente elaborados. Sua comida é conhecida pelos traços contemporâneos e pela sazonalidade dos ingredientes. Ela divide-se, ainda, em outros dois empreendimentos, um restaurante mais simplista e uma padaria. Competente e bem-sucedida!

7. Helena Rizzo

chefs de cozinha mulheres
Foto: Reprodução/ Ricardo Corrêa

A brasileira Helena Rizzo é ex-modelo e encontrou na gastronomia a sua paixão. A chef acumula na bagagem passagens por restaurantes da alta gastronomia da Itália e da Espanha e, em 2014, foi eleita a melhor chef mulher do mundo pela Revista Restaurant. Atualmente, ela comando o restaurante Maní, em São Paulo e é conhecida principalmente pela cozinha contemporânea, além de ser uma das apresentadoras do programa culinário The Taste Brasil, do GNT.

8. Rita Lobo

chefs de cozinha mulheres
Foto: Reprodução/ Instagram

Rita Lobo é outra mulher que desistiu da carreira de modelo para se dedicar à gastronomia. No entanto, a chef optou por não trabalhar em um restaurante, mas sim ensinar as pessoas a cozinhar e cultivar o gosto pela culinária nos telespectadores de seu programa na GNT, o Cozinha Prática com Rita Lobo. Além disso, ela tem um site uma editora de livros de receitas, que ganhou o nome de Panelinha.

9. Bela Gil

chefs de cozinha mulheres
Foto: Divulgação/ GNT

Bela também está entre as chefs de cozinha mulheres que optaram pelos programas de TV ao invés de trabalhar em um restaurante. Ela é reconhecida por incentivar a alimentação saudável e a descoberta de novos ingredientes na cozinha, trazendo um mar de possibilidade para aqueles que a acompanham. Seu programa na GNT, Bela Cozinha, ensina a cozinhar, recebe famosos e é um sucesso.

10. Mara Salles

chefs de cozinha mulheres
Foto: Reprodução/ Carol Gherardi/Veja SP

Chef do restaurante Tordesilhas, Mara Salles aposta na comida brasileira, buscando referências dos quatro cantos do país. Sua cozinha segue o conceito de “slow food”, que investe em pratos que têm um preparo ritualístico, minucioso e cuidadoso, às vezes levando horas para o cozimento de um peixe ou uma carne. Mara é apaixonada pela cozinha e transparece isso em seus pratos, cheios de amor e dedicação.

Gostou de conhecer essas chefs de cozinha mulheres? Quem sabe você também não se encontre nesta profissão?

faça um comentário

Mais receitas para você

Conheça alguns termos do vocabulário que define o universo das cervejas

Conheça os principais tipos de cerveja e como harmonizá-las

Conheça algumas das palavras que podem ser comumente ouvidas em bares e pubs que atendem o público cervejeiro

Dicas para fazer o brigadeiro perfeito

Dicas para fazer o brigadeiro perfeito

Desvendamos todos os segredos: descubra os truques para deixar esse docinho ainda mais gostoso e fazer o brigadeiro perfeito!

Prato Vegano

Veganismo: 4 dicas para não errar na hora das compras

Dicas e receitas fáceis para os adeptos do estilo de vida vegano

Izabela Dolabela

Ex-Masterchef Profissionais, Izabela Dolabela contou sobre vida e carreira

A chef nos contou um pouco mais sobre sua trajetória na gastronomia

panetones para o Natal 2018

Confira as novidades irresistíveis de panetones para o Natal 2018

Arcor, Nestlé, Romanato, Ofner, Bauducco… as novidades da sobremesa natalina mais tradicional estão cada vez maiores

imagem de queijos em meio a frutas e compotas para ilustrar post sobre como conservar os queijos

Saiba como conservar queijos com 6 dicas fáceis

Já ficou em dúvida sobre como armazenar e conservar queijos? Veja a seguir quais são as dicas para aproveitar ao máximo esse alimento

Receita salva com sucesso... Veja o seu Livro de receitas