Cabernet Sauvignon: descubra as combinações perfeitas para esse vinho
Filtros

Tipos

Dificuldade

Cabernet Sauvignon: descubra as combinações perfeitas para esse vinho

A safra de uva Cabernet Sauvignon produz um dos melhores vinhos do mundo e, ainda por cima, traz alguns benefícios à saúde. Conheça suas vantagens e receitas para as melhores harmonizações

imagem de vinho sendo colocado em taça. Ao fundo enxerga-se outras taças e garrafas. Imagem para ilustrar post sobre a safra de uva cabernet sauvignon
Foto: Shutterstock
Rafael Toledo31 de outubro, 2018

Cabernet Sauvignon é o nome da safra de uvas originárias da região de Bordeaux, no sudoeste da França, com a qual se produz um dos vinhos mais refinados do mundo. A espécie é identificada pela coloração escura dos frutos e pela casca espessa. Tais características são reveladas no aroma e na aparência: enquanto o sabor demonstra notas de frutas vermelhas, a coloração apresenta tons rubis.

Além da apreciação, as vantagens da safra se estendem à saúde dos amantes de vinho. A presença de resveratrol, substância que atua na diminuição do LDL (“mau colesterol”) e na elevação do HDL (“bom colesterol”), é um dos componentes que garantem que o vinho seja ainda mais requisitado. Outros nutrientes que ganham a atenção dos consumidores e da ciência são o  o iodo – responsável pela produção de hormônios – e  o potássio –  fortalecedor da contração muscular. Além disso, vitaminas do complexo B (como a B1, B2 e B3) também estão entre os componentes dessa iguaria.

Mas, quando se trata de cozinha, como o vinho Cabernet Sauvignon pode ser harmonizado? Uma das formas de equilibrar o aroma dessa variedade é por meio da combinação da bebida com massas ao molho sugo ou bolonhesa, carnes mais pesadas ou saladas. Veja a seguir algumas receitas que podem auxiliar os cozinheiros de plantão a montar refeições ainda mais sofisticadas com um bom vinho Cabernet Sauvignon:

Receitas que harmonizam com o vinho Cabernet Sauvignon

1. Nhoque  de liquidificador ao molho bolonhesa

nhoque de liquidificador com molho bolonhesa

Foto: Rodrigo Moreira – Jobz Fotografia | Produção: Livia Badan – Jobz Fotografia

Essa é uma das receitas que mais se adequam ao paladar de quem deseja degustar o Cabernet Sauvignon. Esse vinho é facilmente combinado com molhos ao sugo e bolonhesa, sendo muito apropriado também como acompanhante de pratos com molhos que contenham legumes, como o pimentão.

2. Molho de pimenta para aperitivos 

molho de pimenta caseiro

Foto: Fernando Teixeira e Natália Ramuno | Produção: Fernando Santos

Para reuniões mais informais, o ideal é apostar em aperitivos acompanhados por molho de pimenta caseiro. Essa dupla será muito bem-vinda para a degustação do vinho Cabernet Sauvignon.

3. Costela desossada recheada com farofa

 

costela desossada recheada com farofa

Foto: Gisele Tesser | Produção: Ângela Cardoso/Fernando Santos

Nada como um corte nobre de carne bovina para acompanhar o aroma do Cabernet Sauvignon. Por isso, aposte em uma costela recheada com uma saborosa farofa e impressione seus convidados!

4.  Espetinhos de provolone 

Foto de uma ravessa com provolone empanado

Foto: Stela Handa | Produção: Stela Handa e Maria Olinda Cabral

Ainda está em dúvida sobre qual refeição pode combinar com o Cabernet Sauvignon? Que tal empanados de queijo provolone super fáceis de fazer? Além de ser saboroso, o provolone, por ser um queijo amarelo e, consequentemente, ser mais gorduroso e salgado, tem casamento certeiro com o vinho Cabernet Sauvignon.

Colaboração:Fábio Góes, enólogo da Vinícola Góes

LEIA TAMBÉM