Brigadeiro perfeito: dicas para o docinho ficar mais gostoso

Dicas para fazer o brigadeiro perfeito

  • Serve:

  • Tempo:

Dicas para fazer o brigadeiro perfeito
Foto: Istock/Getty Images
Receita salva

Como uma bolinha tão pequenina pode fazer tanta gente apaixonar-se por ela? Simples. O conjunto de sabor, textura, aroma e muito amor conquista qualquer paladar. E esse é o brigadeiro, o docinho mais querido do Brasil! Entretanto, apesar de ser um produto típico do país, não são todos os brasileiros que fazem com primor essa delícia. Mas se você quer aprender a fazer um brigadeiro perfeito, confira as dicas da empreendedora especialista nesse docinho, Carolina Tomazetti. Com esses segredinhos, ninguém vai resistir aos seus quitutes!

Dicas para fazer o brigadeiro perfeito

Evite utilizar panelas muito finas, pois o calor do fogo passa rápido demais para o brigadeiro e a massa não cozinha de maneira uniforme. Outra questão essencial para um bom brigadeiro é saber qual é o ponto ideal para retirá-lo do fogo e conseguir enrolar sem dificuldades.

Para Carol, esse momento pode variar de acordo com a receita escolhida. “No meu caso, espero pelo ponto cambalhota, que é quando a massa desgruda das laterais, então você inclina a panela e uma parte da massa cai por cima da outra, dando uma espécie de cambalhota”, explica.

Já se o desejo é fazer um brigadeiro de copinho, o ideal é que retire do fogo cerca de 4 minutos antes de chegar ao ponto cambalhota ou quando começar a desgrudar da panela. “Há também a alternativa de adicionar metade de uma caixinha de creme de leite quando o brigadeiro chegar no ponto cambalhota”, explica Carol.

Dicas para fazer o brigadeiro perfeito
Foto: Marcelo de Breyne/Colaborador | Produção: Denise Costa/Cecília Salomão

Mãos na massa

Para enrolar, Carol dá a dica de passar um pouco de manteiga nas mãos. “Ela ajuda os confeitos a grudarem no brigadeiro”. Porém, se preferir utilizar somente água para umedecer as mãos, não há problema, pois também resulta em lindos e saborosos docinhos!

Dica essencial

Lembre-se que o creme de leite altera o sabor e a textura do brigadeiro. Por isso, analise se acrescentar esse ingrediente é a melhor opção. Não há melhor opção do que entregar o brigadeiro fresco ao cliente. “Se eu gosto do brigadeiro fresquinho, pois tem o melhor sabor e textura, vou fazer isso pelo meu cliente também”, conta Carolina.

Contudo, se não puder entregar no mesmo dia em que for fabricado, é preciso armazená-los em caixinhas fechadas ou colocar em caixinhas individuais. “É importante evitar ao máximo o contato com o ar corrente, pois ele ajuda a cristalizar o brigadeiro”, explica a especialista.

Dicas para fazer o brigadeiro perfeito
Foto: Stela Handa | Produção: Stela Handa/Maria Olinda Cabral

O ingrediente principal

Para fazer o brigadeiro perfeito, segundo Carolina Tomazetti, é preciso acrescentar um ingrediente muito especial. “Coloque muito amor, desde o momento que está escolhendo os ingredientes, até a hora de enrolar o docinho”.

A empreendedora diz que costuma colocar essa receita em prática, fazendo brigadeiros como se fosse para a pessoa que ela mais ama nessa vida. “Se vai se dedicar, não pode haver pressa. Por isso, nada de abandonar a panela e tampouco enrolar de qualquer jeito as bolinhas. Faça todas as etapas com muito carinho que você vai ter o melhor brigadeiro do mundo”, finaliza.

 

Texto: Lirian Pádua | Consultoria: Carolina Tomazetti – Proprietária do Clube de Brigaderia.

 

LEIA TAMBÉM

faça um comentário

Mais receitas para você

dicas para fazer pão caseiro

Dicas para fazer pão caseiro: 8 truques da vovó para preparar sem erros

Confira truques simples de quem tem muita experiência na área

Na imagem há fatias de laranja sobre um prato branco com cravo-da-Índia em cima, uma das técnicas para afastar mosquitinhos e outros insetos da cozinha.

8 dicas para afastar mosquitinhos e outros insetos da cozinha

Com apenas alguns truques você será capaz de deixar o cômodo mais querido da casa livre de bichinhos!

receitas sem lactose

Receitas sem lactose: 10 opções deliciosas para quem tem intolerância à substância

Saiba como preparar pratos deliciosos mesmo sem usar ingredientes que contenham lactose

Sal temperado

Sal temperado

Que sal em excesso faz mal todo mundo sabe, não é? Mas você sabia que pode substituí-lo por um sal temperado com ervas? É mais saudável e superfácil!

receitas sem glúten: pãozinho

Receitas sem glúten: saudável sem deixar o sabor de lado!

Não quer ou não pode consumir glúten ou lactose? Sem problemas! Confira receitas que são saborosas e livres da substância

Receita salva com sucesso... Veja o seu Livro de receitas