Brigadeiro perfeito: dicas para o docinho ficar mais gostoso

Dicas para fazer o brigadeiro perfeito

  • Serve:

  • Tempo:

Dicas para fazer o brigadeiro perfeito
Foto: Istock/Getty Images
Receita salva

Como uma bolinha tão pequenina pode fazer tanta gente apaixonar-se por ela? Simples. O conjunto de sabor, textura, aroma e muito amor conquista qualquer paladar. E esse é o brigadeiro, o docinho mais querido do Brasil! Entretanto, apesar de ser um produto típico do país, não são todos os brasileiros que fazem com primor essa delícia. Mas se você quer aprender a fazer um brigadeiro perfeito, confira as dicas da empreendedora especialista nesse docinho, Carolina Tomazetti. Com esses segredinhos, ninguém vai resistir aos seus quitutes!

Dicas para fazer o brigadeiro perfeito

Evite utilizar panelas muito finas, pois o calor do fogo passa rápido demais para o brigadeiro e a massa não cozinha de maneira uniforme. Outra questão essencial para um bom brigadeiro é saber qual é o ponto ideal para retirá-lo do fogo e conseguir enrolar sem dificuldades.

Para Carol, esse momento pode variar de acordo com a receita escolhida. “No meu caso, espero pelo ponto cambalhota, que é quando a massa desgruda das laterais, então você inclina a panela e uma parte da massa cai por cima da outra, dando uma espécie de cambalhota”, explica.

Já se o desejo é fazer um brigadeiro de copinho, o ideal é que retire do fogo cerca de 4 minutos antes de chegar ao ponto cambalhota ou quando começar a desgrudar da panela. “Há também a alternativa de adicionar metade de uma caixinha de creme de leite quando o brigadeiro chegar no ponto cambalhota”, explica Carol.

Dicas para fazer o brigadeiro perfeito
Foto: Marcelo de Breyne/Colaborador | Produção: Denise Costa/Cecília Salomão

Mãos na massa

Para enrolar, Carol dá a dica de passar um pouco de manteiga nas mãos. “Ela ajuda os confeitos a grudarem no brigadeiro”. Porém, se preferir utilizar somente água para umedecer as mãos, não há problema, pois também resulta em lindos e saborosos docinhos!

Dica essencial

Lembre-se que o creme de leite altera o sabor e a textura do brigadeiro. Por isso, analise se acrescentar esse ingrediente é a melhor opção. Não há melhor opção do que entregar o brigadeiro fresco ao cliente. “Se eu gosto do brigadeiro fresquinho, pois tem o melhor sabor e textura, vou fazer isso pelo meu cliente também”, conta Carolina.

Contudo, se não puder entregar no mesmo dia em que for fabricado, é preciso armazená-los em caixinhas fechadas ou colocar em caixinhas individuais. “É importante evitar ao máximo o contato com o ar corrente, pois ele ajuda a cristalizar o brigadeiro”, explica a especialista.

Dicas para fazer o brigadeiro perfeito
Foto: Stela Handa | Produção: Stela Handa/Maria Olinda Cabral

O ingrediente principal

Para fazer o brigadeiro perfeito, segundo Carolina Tomazetti, é preciso acrescentar um ingrediente muito especial. “Coloque muito amor, desde o momento que está escolhendo os ingredientes, até a hora de enrolar o docinho”.

A empreendedora diz que costuma colocar essa receita em prática, fazendo brigadeiros como se fosse para a pessoa que ela mais ama nessa vida. “Se vai se dedicar, não pode haver pressa. Por isso, nada de abandonar a panela e tampouco enrolar de qualquer jeito as bolinhas. Faça todas as etapas com muito carinho que você vai ter o melhor brigadeiro do mundo”, finaliza.

 

Texto: Lirian Pádua | Consultoria: Carolina Tomazetti – Proprietária do Clube de Brigaderia.

 

LEIA TAMBÉM

faça um comentário

Mais receitas para você

Decoração para a ceia de Natal

Dicas de decoração para a ceia de Natal com Andréa Alcântara

A arquiteta e fundadora do site Almoço de Sexta deu dicas especiais para deixar sua casa linda para receber a família

Conheça alguns termos do vocabulário que define o universo das cervejas

Conheça os principais tipos de cerveja e como harmonizá-las

Conheça algumas das palavras que podem ser comumente ouvidas em bares e pubs que atendem o público cervejeiro

Prato Vegano

Veganismo: 4 dicas para não errar na hora das compras

Dicas e receitas fáceis para os adeptos do estilo de vida vegano

Izabela Dolabela

Ex-Masterchef Profissionais, Izabela Dolabela contou sobre vida e carreira

A chef nos contou um pouco mais sobre sua trajetória na gastronomia

panetones para o Natal 2018

Confira as novidades irresistíveis de panetones para o Natal 2018

Arcor, Nestlé, Romanato, Ofner, Bauducco… as novidades da sobremesa natalina mais tradicional estão cada vez maiores

imagem de queijos em meio a frutas e compotas para ilustrar post sobre como conservar os queijos

Saiba como conservar queijos com 6 dicas fáceis

Já ficou em dúvida sobre como armazenar e conservar queijos? Veja a seguir quais são as dicas para aproveitar ao máximo esse alimento

Receita salva com sucesso... Veja o seu Livro de receitas