Biscoitos de grãos integrais e fibras são bons para alimentação equilibrada
Filtros

Tipos

Dificuldade

Entenda por que biscoitos com grãos integrais e fibras podem ser bons aliados da alimentação

Os lanches com biscoitos integrais ajudam a saciar a fome. Mas é importante saber identificar se o produto é realmente integral

biscoitos de grãos integrais
Foto: iStock
Giovanna Castro3 de outubro, 2018

Na hora que bate aquela fome no meio da manhã ou da tarde, tudo o que a gente quer é comer um biscoito ou cookie crocante, doce ou salgado, acompanhado de uma xícara de chá, café ou um suco de frutas naturais. Para quem ainda sente culpa em desfrutar de uma pausa relaxante e cheia de sabor, a nutricionista Jaqueline Matias, da Equilibrium, consultoria nutricional da Adria, dá a dica: “Os lanches intermediários entre as principais refeições são importantes para manter o bom funcionamento do organismo. Uma excelente opção é buscar biscoitos de grãos integrais, que são ricos em fibras e ajudam na saciedade”, explica.

Quais são os biscoitos de grãos integrais?

De acordo com a nutricionista, os grãos integrais são aqueles que não passaram pelo processo de refino, preservando as qualidades nutricionais. O grão integral é formado por três elementos: o farelo, que contém fibras, vitaminas e minerais; o gérmen, que é fonte de gorduras, proteínas e vitaminas; e, finalmente, o endosperma, a camada intermediária do grão que fornece amido e proteínas. No processo de refino, o farelo e o gérmen são retirados, sendo que o consumidor se beneficiará apenas dos nutrientes encontrados no endosperma.

Os biscoitos de grãos integrais pode ser combinado com frutas, geleias ou outros grãos -Foto: iStock

A farinha de trigo integral é obtida a partir da moagem do trigo inteiro, ou seja, oferece 100% da taxa de extração do grão. Já a farinha de trigo fortificada, também conhecida como farinha branca, é resultado da moagem dos grãos sem o farelo e o gérmen. Desde 2004, por resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a farinha de trigo deve ser enriquecida com ferro e ácido fólico. Já a farinha integral não precisa ser enriquecida, pois não perdeu nutrientes no processo de refino.

Como saber se o biscoito é realmente integral?

“Ler a lista de ingredientes é a melhor forma de identificar se um produto é integral. Essa lista é feita em ordem decrescente, ou seja, o primeiro ingrediente está presente em maior quantidade e assim sucessivamente”, esclarece Jaqueline Mathias. Assim, para um biscoito ou cookie ser integral, o produto deve ter como primeiro ingrediente da lista farinha de trigo integral, aveia integral, flocos de arroz integral ou outro cereal integral.

Consultoria: Adria, marca de massas, biscoitos e torradas

LEIA TAMBÉM