Benefícios do coentro para a saúde: saiba tudo sobre o tempero

11 coisas que você precisa saber sobre coentro

  • Serve:

  • Tempo:

benefícios do coentro
Foto: Istock/Getty Images
Receita salva

De aparência muito semelhante à da salsa, o coentro tem um odor forte característico que acaba rapidinho com a dúvida. Nativo da Europa e do Oriente Médio, essa planta muito utilizada pelas culinárias indiana, tailandesa, mexicana e peruana já era usada pelos egípcios há 3 mil anos para conservar carnes, junto com sal e vinagre. No Brasil, esse tempero tão polêmico virou sucesso nas regiões Norte e Nordeste. Por lá, até dizem que o tradicional cheiro-verde, feito com salsa e cebolinha, é sinônimo de coentro e cebolinha. Confira os benefícios do coentro e dicas preciosas para saber tudo sobre esse tempero:

Benefícios do coentro para a saúde

  • O coentro contém propriedades digestivas e anti-inflamatórias, ajudando a combater a má digestão e a constipação.
  • Por possuir propriedades estimulantes, torna-se um poderoso excitante se consumido em excesso.
  • Seu óleo também pode ser empregado no combate a náuseas e ao reumatismo.

Como conservar?

  • As folhas frescas podem ser mantidas na geladeira, em potes tampados, por até 4 dias.
  • Para congelar, coloque-as em potes tampados, saquinhos plásticos próprios para congelamento ou forminhas de gelo com um pouco de água e mantenha no congelador por até 3 meses.
  • Não é recomendável deixar o coentro descongelando em temperatura ambiente. Retire-o do congelador e utilize logo em seguida para evitar que ele fique “melado”.

Tempere com coentro!

Folhas de coentro.
Foto: Shutterstock

O coentro tem um sabor picante que o transformou em um dos temperos mais controversos que existem. Mas há quem garanta que uma moqueca perde metade da graça se não tiver coentro.

  • Suas folhas são bastante utilizadas em receitas de peixes, camarão e frango, mas também fica ótimo se usado para temperar carnes para churrasco e carnes mais fortes, como de porco, de carneiro e carne-seca.
  • Apesar de estarmos acostumados a usar apenas as folhas do coentro frescas ou desidratadas, todas as partes da planta podem ser utilizadas na culinária. As sementes, moídas ou não, têm sabor bem suave.
  • As flores e os brotos também possuem sabor e aroma mais sutis e são utilizados em pestos, saladas e na finalização de pratos.
  • Já a raiz tem um cheiro quase tão forte quanto o das folhas e é bastante usada para temperar carnes.
  • O óleo do coentro é usado como aromatizante na fabricação de balas, sorvetes, gelatinas, bebidas alcoólicas e condimentos.

Texto: Paula Brait

LEIA MAIS

faça um comentário

Mais receitas para você

Diversos tipos de arroz em cumbucas.

Tipos de arroz: conheça os grãos e dicas de preparo

Conheça os tipos de arroz mais comuns, as características de cada um e aprenda dicas e truques para o momento do preparo

Dicas de carne de frango

Carne de frango: dicas práticas de compra e preparo

Conheça as partes tradicionais da carne de frango, confira dicas para o preparo e a compra. Aprenda a desfiar de uma maneira fácil e rápida!

cozinha longe de bactérias

Fique longe de bactérias com truques caseiros

Você sabe como manter sua cozinha e alimentos limpos de verdade? Confira truques caseiros de um especialista para viver livre de bactérias!

Quantidade ideal de feijoada

Quantidade ideal de feijoada: saiba as proporções

Para almoços especiais em dias frios ela é uma excelente alternativa, mas sempre há dúvidas da quantidade ideal de feijoada a ser preparada

Receita salva com sucesso... Veja o seu Livro de receitas